Nós adotamos o calenadário cristão. Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, portanto, existem fatos ocorridos antes e depois do nascimento de Cristo.
No caso dos acontecimneto ocorridos anteriormente ao nascimento de Cristo, ao lado da data colocamos a abreviatura a.C (antes de Cristo), observe o exemplo: A cidade de Roma na Itália, foi fundada em 753 a.C (753 anos antes de Cristo). Já a penicilina foi descoberta em 1928. Significa que, quando a penicilina foi descoberta tinham- se passado 1928 anos do nascimento de Cristo.
No caso dos acontecimentos ocorridos após o nascimento de Cristo, não é necessário acrescentar a abreviatura d.C (depois de Cristo), coloca-se apenas o ano.
O nosso calendário divide o tempo da seguinte forma: dias, semanas, meses, anos, décadas (equivalente à 10 anos), séculos (equivalente à 100 anos) e milênios (equivalente à 1000 anos).
O século é a unidade de tempo mais utilizada pelos historiadores, e geralmente é escrita em algarismos romanos: século I, século III, século XXI e assim por diante.
Existem duas regras práticas para saber a que século pertence determinado ano:
I)Quando o ano termina em 00, como por exemplo 2000, é só elimina-lós e o número que sobrar indicará o século. Observe os exemplos:
1900-século XIX --- ( século dezenove)
2000-século XX -- ( século vinte)
II)Quando o ano não terminar em 00, é so eliminar os dois últimos algarismos e somas 1 ao número que sobrou, assim você terá o século. Observe o exemplo:
1995 - 19
+1
------
20 - século XX (século vinte)
2001 - 20
+1
-------
21 - século XXI (século vinte e um)
Estas regras são válidas para calcular os séculos anteriores e posteriores ao nascimento de Cristo.
Pra ordenar fatos em uma sequência cronôlógica, utiliza-se a linha do tempo. Esta linha pode ser constituída , utilizando divresas unidades de tempo: semanas, anos, décadas , etc...