Pense nisso

Pré- História

  A  Pré- História corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita ( que marca o começo dos tempos registrados), que ocorreu cerca de 4000 a.C...
 A Pré- História foi dividida em dois períodos: paleolítico e neolítico.

 Paleolítico:
* Povos nômades;
* Se alimentavam de frutos, raízes e animais;
* Os homens utilizavam para se expressar e demonstrar o seu cotidiano a arte rupestre;
* No final desse período, os homens descobriram o fogo.

 Neolítico
* Os povos se tornaram sedentários, ou seja, fixaram moradias em um determinado local;
* Começaram à praticara a agricultura. Descobriram através das aves que quando uma semente fecundava o solo, após algum tempo cresciam árvores que por sua vez, produziam frutos;

* Começaram tmbém à cultivar animais de pequeno porte, ou seja, começaram a desenvolver a crianção de gado;
* Dos três fatos citados à cima,, surgiu à Revolução Agrícola. 

O nosso calendário

 Nós adotamos o calenadário cristão. Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, portanto, existem fatos ocorridos antes e depois do nascimento de Cristo.
 No caso dos acontecimneto ocorridos anteriormente ao nascimento de Cristo, ao lado da data colocamos a abreviatura a.C (antes de Cristo), observe o exemplo: A cidade de Roma na Itália, foi fundada em 753 a.C (753 anos antes de Cristo). Já a penicilina foi descoberta em 1928. Significa que, quando a penicilina foi descoberta tinham- se passado 1928 anos do nascimento de Cristo.
 No caso dos acontecimentos ocorridos após o nascimento de Cristo, não é necessário acrescentar a abreviatura d.C (depois de Cristo), coloca-se apenas o ano. 
 O nosso calendário divide o tempo da seguinte forma: dias, semanas, meses, anos, décadas (equivalente à 10 anos), séculos (equivalente à 100 anos) e milênios (equivalente à 1000 anos). 
 O século é a unidade de tempo mais utilizada pelos historiadores, e geralmente é escrita em algarismos romanos: século I, século III, século XXI e assim por diante. 
 Existem duas regras práticas para saber a que século pertence determinado ano: 

I)Quando o ano termina em 00, como por exemplo 2000, é só elimina-lós e o número que sobrar indicará o século. Observe os exemplos:

1900-século XIX ---  ( século dezenove)
2000-século XX --  ( século vinte)

II)Quando o ano não terminar em 00, é so eliminar os dois últimos algarismos e somas 1 ao número que sobrou, assim você terá o século. Observe o exemplo:

1995 - 19
            +1
          ------
            20 - século XX (século vinte)

2001 - 20
           +1
         -------
           21 - século XXI (século vinte e um)

 Estas regras são válidas para calcular os séculos anteriores e posteriores ao nascimento de Cristo.
 Pra ordenar fatos em uma sequência cronôlógica, utiliza-se a linha do tempo. Esta linha pode ser constituída , utilizando divresas unidades de tempo: semanas, anos, décadas , etc...

O tempo ao longo da história

 O tenpo pode ter vários significados: sinônimo de clima (condições atmosféricas) e tempo cronológico marcado em segundos, minutos, horas, meses, anos, décadas, etc., e é o tempo que faz com que percebamos as permanências e as mudanças, as diferenças e as semelhanças do modo de vida dos individuos e dos grupos socias. O tempo é o que faz com que compreendamos a História!

Quem faz história??

Todos os que fazem parte de uma sociedade, sejam mulheres, crianças, homens, ricos ou pobres, todos constroem uma história, através do trabalho que desenvolve, idéias compartilhadas, comportamento social e familiar.
 Todos somos sujeitos históricos.

O que é historia??? *-)


  Para Heródoto, historiador grego, a história era a investigação das ações realizadas pelos seres humanos.
 Cerca de 600 anos atrás, historiadores da Europa pensavam que os acontecimentos eram determinados pela vontade divina. A história seguiria, portanto, um plano traçado por Deus. 
 Há pouco mais de 100 anos, a história era vista principalmente como o resultado das realizações de heróis, reis e homens poderosos.Os pesquisadores tomavam esses grandes personagens e eventos como foco dos seus estudos.
 Segundo Marc Bloch, historiador europeu do século XX, história é a ciência dos homens no tempo.                                                                                                   

Para Jacques Le Golf, história é um sistema de explicação das sociedades pelo tempo.O objeto da história é por natureza o homem, são os homens que a história quer capturar. 



Mais informações sobre o pesquisador grego Heródotos:http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%B3doto