Pense nisso

Concluíndo e prosseguindo

 Concluíndo os estudos sobre a Civilização grega, estudaremos agora uma outra civilização, conhecida tambem como a grande conquistadora do mundo antigo e que até hoje é considerada uma das civilizações mais poderosas de que se tem noticías. Falaremos agora sobre a Civilização Romana.

A cidade de Roma

 Roma, capital da Itália, é uma das principais cidades do mundo, não só por sua beleza, mas também por sua história. É uma cidade na qual o passado e o presente se mesclam formando uma única história. Roma é uma cidade muito glamurosa, que traz sua história ao longo dos anos através das ruínas de coliseus, palácios entre outros monumentos. Atualmente, Roma,  está muito diferente do que era antigamente, quando era a conquistadore do mundo antigo.

 Localização  

 A cidade de Roma localiza-se ao norte da península itálica,  no continente europeu. A península se localiza entre os mares Jônio, Mediterrâneo, Tirreno e Adriático. Ao seu norte a área é coberta de montanhas; os conhecidos Alpes.

O que é península?

 Península é uma extensão de terra cercada por água, ligada ao continente apenas por um lado.
 O que nos chama à ateção sobre a península itálica é seu formato; a península itálica possui um formato que nos lembra uma bota.  









Solos

 Antigamente o território italiano possuíam bons solos ferteis, superficíes com várias florestas e boa pastagem. Ao oste da península haviam várias baías, onde construiam-se os portos, mas, porém, o território italiano era menos favorável à navegação em relação ao território grego, pois possuía um litoral menos recortado. Mas em compensação, o território italiano possuía solos ferteis que favoreciam a agricultura e pastoreio.

Formas de governo

Formas de governo presentes na história da Grécia, Itália, do mundo, e que até hoje podemos ver presentes na sociedade.

Oligarquia: Governo no qual um pequeno grupo de pessoas governa; que está presente nos altos cargos e encarregados de administrar e dirigir negócios públicos.

Tirania: Governo injusto, cruel, desumano, violento, no qual se impunha limites à sociedade e oprimia-se a liberdade de expressão.

Monarquia: Forma de governo na qual o governante é o rei, que pode atuar só ou com auxílio/conselhos de nobres. Poder muito presente na história de diversas nações de todo o mundo.

Democracia: Essa é a forma de governo predominate em quase todo o mundo, inclusive no Brasil; (em alguns países ainda podemos encontrar reis no governo; ainda vivem na Monarquia). A democracia é um regime no qual o poder está na mão do povo; sociedade livre na qual predomina-se a maioria.

Principais fatos de cada período

Período Pré-Homérico: Ondas migratórias de povos nômades (Arqueos, Jônios, Eólios e Dórios).

Período Homérico: Informações fundamentais nas obras Iliada e Odisséias do poeta Homer.
Criação das cidades-estados (pólis), cada cidade possui suas próprias leis, moedas, costumes, governo, religião, culturas, ou seja, eram cidades independentes. As principais cidades eram: Atenas, Esparta, Tebas, Megára, Coringo, Agos e Mileto.

Período Arcaico: Caracterizou-se pelo fortalecimento das cidades-estados, pela imigração e pela fundação de colônias gregas no Meditterâneo e Mar Negro.
 As principais colônias eram: Bizâncio, Siracusa, Odessa, Tarento, Nápoles, Nice, Nicóssia e Sibaris no Sul da penísula Itálica. Essa colônias formaram o que conhecemos por Magna Grécia, sendo que cada colônia tinhga sua forma de governo: tirania, oligarquia, monarquia e democracia.

Período Clássico: O século de ouro. Período de esplendo e  vitória.
 Sob o governo de Péricles, Atenas tornou-se a cidade mais importante.
  Nesse período algumas cidades se uniram para enfrentar os ''persas''.
-Crição da Liga de Delos.
-Guerra do Peloponeso.

Período Helenístico: Enfraquecimento das cidades-estados (pólis) gregos.
 A Macedônia domina algumas das colônias gregas.
 Com a morte de Felipe, Alexandre Magno, seu filho assume o governo.
 Entraram em guerra com os Persas, libertaram o Egito ( dos Persas), fundaram Alexandria no Egito, conquistaram a Mesopotâmia e levaram suas conquistas até as  Índias, formando um vasto império.
 Com o choque de cultura de diferentes povos,  surgiu a cultura Helenística.
 Com a morte de Alexandre, seu império foi dividido entre seus generais, uma vez que ele não teria tido filhos; entretanto, insatisfeitos com a divisão do império, houveram diversas lutas internas entre os generais, em meados do século II a.C. . 
 Enquantos as constantes guerras enfraqueciam a Grécia, Roma se fortalecia e crescia cada vez mais.

Mais informações sobre a Civilização Grega, entre em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_da_Gr%C3%A9cia_Antiga