Pense nisso

Idade Antiga

A escrita e sua história
 A escrita tem uma história muito antiga.
 Há milhares de anos, os homens começaram a pintar as paredes das cavernas.Há 35 mil anos, foram inventados os traços e os símbolos.
 Esses mais antigos sinais gráficos estão na origem de escrita e constituem, junta a fala, o grande diferencial dos seres humanos em relação a outros primatas, como os neandertais.
 A escrita foi desenvolvida ao longo de várias gerações, em diversas partes da Terra, de forma independente , mas sempre a partir dos primeiros registros feitos pelo pré- históricos, sempre a partir dos princípios surgidos milhares de anos antes.
 Os traços que exprimem imagens foram os primeiros sinais de escrita.
 As primeiras baseavam- se em ideogramas, desenhos ( simbolos ) que representam idéia. 
 A escrita surgiu no final do IV milênio a.C., na Baixa Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, as margens do rio Nilo, no norte da África e em seguida, na China ( 1500  a.C. ) e na América Central ( 1500 a.C.).
 Os ideogramas, pela própria dificudade de seu uso, exigia um conhecimento especializado. Tal conhecimento era especialidade dos escribas.
 Portanto a escrita era uma prática de poucos e a leitura um privilégio que pouquíssimos tinham acesso.
 O fenícios criaram o alfabeto a partir de ideogramas em meado do segundo milênio a.C.. Cada sinal identificava um som e a combinação de cada unidade, da cada ''letra'', permitia formar as palavras.
 O alfabeto significou uma simplificaçao importante da escrita, facilitando muito o seu uso nas atividades cotidianas como o comércio, além de permitir, por sua facilidade, que não se limitasse apenas aos escribas. Daí o alfabeto passou a ser adaptado pelos diversos povos antigos, servindo para registrar as diversas línguas, idiomas. 
 O alfabeto latino foi o que mais se expandiu pelo mundo, sendo ainda o mais utilizado ate hoje.
 Os principais alfabetos criados derivam do alfabeto fenício, como o alfabeto latino ( que nós utilizamos ), grego, entre outros. 

Suportes da escrita

 Papiro: Suporte para escrever ou pintar, feito de tiras cortada da haste de planta aquática Cyperus Papirus. Foi o principal suporte da escrita usada pelos povos do Egito antigo, onde a maior parte dos registros eram feitos em rolos de papirus.

 Pergaminho: Feito de pele de caprino ou ovino, preparada com alume para que se pudesse escrever nela. Era usada também para encadernar livros.

Formas de escrita

 Ideogramas: Simbolo que representa um objeto ou uma idéia. É o sistema de escrita mais antigo usado pelo ser humano, nos diversos continentes.

 Escrita ideográfica: Acredita- se que em todas as civilizações a escrita tenho começado com os ideogramas ( simbolos que representam idéias ) e pictogramas ( desenhos estilizados e simplificados que representam objetos ou seres ).

OBSERVAÇÃO: Os tipos clássicos de escrita ideográfica são o chines, a escrita cuneiforme e a escrita hieróglifa.

0 comentários: