Pense nisso

Leitura de texto

 O texto à seguir, escrito pelo pesquisador Pascal Dibiê, fala sobre os magdalenianos, um dos povos mais antigos da Terra. Sabe- se que era um povo nômade e que, durante a maior parte do ano, vivia à margem do rio Sena ( localizado no atual território francês ).

Aquecimento total na Pré- História

 Os arqueólogos dizem que os magdalinianos dispunham de aquecimento central produzido da seguinte forma: quando as brasas ainda estavam ardentes, cobriam o fogo com uma pilha de pedrinhas que armazenava o calor, funcionando como um verdadeiro aquecedor- sistema que lembra os fogões de quarto das regiões frias da Europa (...). 
 Para a iluminação, além do fogo da entrada, usavam as conhecidas lâmpadas magdalenianas, semelhantes às de certos esquimós: pedras mais ou menos côncavas de graxa na qual acendiam uma mecha. 
 Nas grutas também eram usadas tochas de zimbo, das quais se encontraram vestígios nos lugares onde foram esfregadas contra a parede, talvez para extinguir o fogo. Esse material de iluminação servia para as visitas ao fundo das cavernas e também para os rescunhos em que os artistas pré- históricos executavam seus magníficos afrescos, documentos que hoje nos ajudam a compreender como era seu cotidiano.   

(Dibiê, Pascal. O quarto de 
dormir, um estudo etnológico, 
Rio de Janeiro, 
Globo, 1988. p. 18-9. Adaptado)

0 comentários: